Pesquisar neste blogue

História do Clube

O CLUBE SPIRIDON DE GAIA, com sede social em Avintes - terra da famosa broa - é uma entidade sem fins lucrativos e dedicada única e exclusivamente ao atletismo nas suas vertentes de competição, lazer e aventura.

O nome do Clube surge, porque na altura achamos interessante, associarmo-nos ao movimento Spiridon (a exemplo dos que já existiam em vários Países da Europa), em honra do Atleta Grego Spiridon Louis.

(O grego Spiridon Louis, um pastor de cabras que reforçava o orçamento levando água da sua vila para vender em Atenas, foi o grande herói das primeiras Olimpíadas da Era Moderna, disputadas em 1896 na capital grega. Acostumado a caminhar diariamente 28 quilómetros para cumprir a sua tarefa, Spiridon teve menos dificuldades do que os seus concorrentes para correr os 40 quilómetros da primeira prova oficial da História da maratona.

A maratona foi instituída pelo Barão de Coubertin para homenagear o heróico feito de um soldado grego. Em 490 a.C., este teria corrido os 40 quilómetros entre a cidade de Maratona e a de Atenas para levar a notícia da vitória da Grécia sobre os persas. Diz a lenda que cumpriu a tarefa, mas morreu de exaustão.

Spiridon, o novo herói grego, sobreviveu à façanha. Foi homenageado pelos príncipes Constantino e George e recebeu de presente um cavalo e uma carroça para transportar água com menor esforço.)

25 Anos ao serviço do Atletismo
O Clube foi fundado no dia 5 de Janeiro de 1985, por um grupo de jovens praticantes avintenses, que entenderam ser a hora de criar um clube que respondesse aos seus anseios desportivos.

Na área social e cultural apoiou os 50 Anos do Poder Local, a Maratona Cultural, integrada
no “ PORTO CAPITAL DA CULTURA 2001”, a Liga Portuguesa Contra o Cancro, as famílias das vitimas da queda da ponte de Castelo de Paiva e numa acção de grande alcance, envolvendo personalidades do atletismo e as autarquias gaienses angariou 1613 contos que foram entregues ao Alto Comissariado para Timor (através do Sr. Padre Vítor Milícias), ajudando dessa forma à presença de atletas timorenses nos Jogos Olímpicos de Sidney.

Apoiou ainda ao nível organizativo e informático (toda a logística inerente a inscrições e classificações de atletas), provas de atletismo em Gaia, Porto, Ovar, Penafiel, Estarreja, Aveiro, Abrantes, Nazaré, Almeirim, Porriño (Espanha) e o Corta-Mato Escolar, Distrital e Nacional que envolve cerca de 4000 participantes.

Em Maio de 1985, começou a organizar os 17 km Pedorido - S. Domingos, corrida de Montanha no concelho de Castelo de Paiva (foram realizadas 18 edições).

Em 1986, organizou a Maratona Spiridon, a única realizada a norte do Rio Mondego.

Em 1987, lançou-se na aventura de criar uma prova que levasse Avintes a todos os cantos do País, os "15 AVINTES" uma das melhores provas portuguesas e a quem a Federação Portuguesa de Atletismo, atribuiu a realização do Campeonato Nacional de Estrada de 2000; com a participação de atletas do continente, da Madeira e dos Açores, é até agora a edição dos campeonatos com mais atletas federados (450) a participarem.

Em 1994, teve a sua primeira vitória no estrangeiro, quando os seus atletas ganharam colectivamente a Meia Maratona de Fourchamboult (França), vencendo ainda o escalão júnior através de Vítor Soares.

Em 1995, foi terceiro por equipas na maratona de Benidorm e na meia maratona de Santander. Teve ainda equipas a disputar as maratonas de Barcelona, Paris e San Sebastian e meias maratonas de Vigo, Sevilha, Porriño, Veyrac (França).

Em 1999, foi um ano de viragem. Foi efectuada uma aposta na área da formação, através da entrada para o CSG de Domingos Fernandes, um técnico com experiência e formação adequada para dar resposta ás novas exigências; com a colaboração da Escola EB 2,3 de Avintes passamos a ter um espaço com balneários e algumas condições de treino para as disciplinas técnicas.

Em Maio desse ano, o CSG teve o seu primeiro atleta internacional. Joaquim Pereira foi seleccionado pela FPA para representar Portugal no Campeonato do Mundo de 100 km, disputado em França.

Época 2000/2001, o CSG foi Campeão Regional de Pista em Infantis Femininos, tendo ainda conquistado 3 títulos individuais entre 26 medalhas conquistadas.

Época 2001/2002, Conquistou 78 medalhas e vários títulos individuais.

Época 2002/2003, Foi Campeão Regional e Nacional de Marcha Atlética no escalão de Iniciadas Femininas.
Campeão Regional Masculino e Vice - Campeão Regional Feminino no Torneio Jovem de Lançamentos.
Campeão Regional Feminino e Vice - Campeão Regional Masculino no Campeonato Regional de Iniciados.
Campeão Regional de Estafetas 4x100 e 4x400, Vice - Campeão Regional Feminino e 3º lugar em Masculinos (Juvenis).

Ficou em 3º lugar no Campeonato Jovem do Norte.

Conquistou 91 medalhas, 37 títulos individuais, 26 de segundo lugar e 28 de terceiro lugar.

Participou na Organização da primeira Corrida de 100 km realizada em Portugal, pela escola de Atletismo Alzira Lário de Viana do Castelo.

Organizou o 1º Grande Prémio Internacional de Marcha Atlética de Avintes; venceu nos Infantis e Iniciados Femininos.

Época 2003/2004, Campeão Regional Individualmente no escalão de Benjamins Masculinos, (Ruben Silva), Infantis Femininos (Vanessa Barbosa) e Iniciados Femininos (Andreia Soares).
Campeão Regional por Equipas, em Aveiro no escalão de Infantis e Iniciados Femininos.
Campeão Nacional por Equipas, em Beja, no escalão de Iniciados Femininos.

Na Pista foi Campeão Regional no Torneio Jovem de Lançamentos em Masculinos e Femininos;
Campeão e Vice – Campeão Regional de Infantis, Femininos e Masculinos;
Campeão Regional de Iniciados, Femininos e Masculinos.

Venceu o Campeonato Jovem do Norte, que englobou os escalões de Iniciados e Juvenis, Masculinos e Femininos.
Individualmente conquistou 150 Medalhas; 61 são de Campeões, 55 de Vice - Campeões e 34 de 3ºs lugares.
Destas Medalhas destacam-se os 14 Campeões do Norte.

A nível Nacional, no Torneio Olímpico Jovem, Vítor Silva foi um brilhante Campeão e Vice – Campeão, no lançamento do Peso e do Dardo respectivamente; na Marcha Atlética, dois Vice – Campeões Ana Cláudia Conceição (Beja) e Andreia Soares (Elvas), e dois 3º lugares de Andreia Soares (Beja e Caldas da Rainha).

Época 2004/2005, O Instituto do Desporto de Portugal, na GALA DESPORTIVA – IDP “ RECONHECER O MÉRITO ” realizada no dia 23 de Novembro de 2004, no Auditório da Biblioteca Almeida Garret (nos jardins do Palácio de Cristal), distinguiu o CLUBE SPIRIDON DE GAIA, com um Troféu e Diploma, com o seguinte texto:


“É reconhecido o mérito da acção exercida junto dos jovens praticantes, durante o ano 2003, proporcionando uma prática de qualidade a um número alargado de jovens praticantes, ajudando-os a aprender a ser melhores praticantes e melhores cidadãos”.

02/01/2005, o CSG organiza o II Grande Prémio Internacional de Marcha Atlética de Avintes, que é também Campeonato Regional de Porto, Aveiro, Braga, Bragança, Viana do Castelo e Vila Real.

Tornam-se Campeões Regionais de Marcha Atlética Joana Ferreira (Benjamin), Ruben silva (Infantil) e Cláudia Conceição (Juvenil); Vice – Campeões Regionais, Fernando Fernandes (Infantil), Vanessa Barbosa (Iniciada), Júlio Silva (Iniciado), Andreia Soares (Juvenil); Sílvia Pereira (Iniciada) é 3ª classificada.

06/01/2005, É Vice – Campeão do Salto em Altura do Norte, disputado na pista coberta de Braga; a nível Nacional ficou no 11º lugar (27/01/2005).

12/02/2005, Campeão e Vice – Campeão no Torneio Jovem de Lançamentos, em Masculinos e Femininos respectivamente; Conquista 26 medalhas, 12 de Campeões, 8 de Vice – Campeões e 6 de 3º lugar.
      
No decorrer II Grande Prémio Internacional da Baixa da Banheira em Setúbal, realizado em 26 de Fevereiro, que serviu de palco ao Campeonato Nacional de Marcha em estrada, o CSG foi CAMPEÃO NACIONAL no escalão de Juvenis Femininos; Cláudia Conceição Vice - Campeã Nacional nos 5 km, melhorou o recorde regional de Juvenis da AAP, ao conseguir a marca de 27,00 m.
Ruben Silva (Infantil), foi considerado o Marchador Jovem mais tecnicista; Soraia Guedes (Infantil) Vice - Campeã nos 2 km, Vanessa Barbosa (Iniciada) Campeã nos 4 km.
Por Equipas, o CSG foi vencedor Geral do II G. Prémio Internacional da Baixa da Banheira e 2º no escalão de Infantis Femininos.

15/05/2005, foram seleccionados para o Olímpico Jovem Nacional, realizado em Lagos, no Algarve, os vencedores atrás referidos; Cláudia Conceição nos 5000 m Marcha foi Vice – Campeã.

No Olímpico Jovem Nacional, classificaram-se 225 Clubes, o CSG ocupou o 7º lugar, o 2º da Associação de Atletismo do Porto.

Na Classificação Nacional de Clubes do Atleta Completo 2005, foi 9º classificado entre 164 Clubes.




07/05/2005, Vítor Silva atleta juvenil seleccionado para representar a Associação de Atletismo do Porto nos Jogos Internacionais da Juventude, realizados na Maia, venceu o lançamento do Peso, com a marca de 12,33 m.

No fim de semana de 21 e 22 de Maio, na pista do Estádio Prof. Vieira de Carvalho na Maia o CSG, sagrou-se Campeão Regional de Infantis em Masculinos e Femininos colectivamente, foram 13 as medalhas conquistadas, 7 de 1º lugar, 4 de 2º lugar e 2 de 3º lugar.

No fim de semana de 28 e 29 de Maio, na pista Gémeos Castro em Guimarães, foi a vez de se sagrarem Campeões Regionais os Iniciados Masculinos; foram conquistadas 19 mealhas, Diogo Fernandes foi um duplo Campeão ao vencer no lançamento do Peso e do Martelo; Vanessa Barbosa nos 3000 m Marcha e Ruben Silva no lançamento do Disco foram igualmente Campeões; Vice – Campeões foram 10, no 3º lugar ficaram outros 5 atletas.
As Iniciadas Femininas subiram ao 3º lugar do pódio.

04/06/2005, no Campeonato Jovem do Norte, realizado na Pista da Póvoa do Varzim, participaram 36 Equipas, o CSG classificou-se em 3º lugar; foram obtidas 21 medalhas, Campeões do Norte foram Vanessa Pedrosa no lançamento do Peso, Vanessa Barbosa nos 3000 m Marcha e Diogo Fernandes também no lançamento do Peso, foram Vice – Campeões no Arremesso de Bola Vanessa Pedrosa e Fernando Fernandes, assim como Ruben Silva nos 3000 m Marcha e Pedro Martins nos 100 Barreiras; no terceiro posto foram obtidas mais 14 medalhas.

11/06/2005, Campeonato Regional de Juvenis, realizado no Estádio da Maia, Vice – Campeão nos Masculinos e 3º lugar nos Femininos foram os pódios alcançados; conquistaram-se 14 medalhas, Daniela Moreira destacou-se ao ser Tripla Campeã Regional, venceu os lançamentos do Disco, Peso e Martelo; Cláudia Conceição nos 5000 Marcha e Vítor Silva no Peso foram também Campeões; 5 do 2º lugar e 4 do 3º foram as restantes medalhas.
18/06/2005, no Campeonato de Juniores – Zona Norte, realizado na Póvoa do Varzim, o CSG foi 3º classificado (o 2º da AA Porto), foram Vice – Campeãs Cláudia Conceição nos 5000 Marcha e Daniela Moreira no lançamento do Martelo; Lúcia Silveira nos 400 m Barreiras e no Triplo Salto, assim como Andreia Soares nos 5000 m Marcha e Diogo Costa nos 400 m Barreiras obtiveram um honroso 3º lugar e totalizaram as 6 medalhas conquistadas.
O atleta infantil Alexandre Almeida, Campeão Regional (14/01/2006), Vice – Campeão do Norte (28/01/2006), foi convocado pela Associação de Atletismo do Porto (AAP) para a representar na Final Nacional do VIII Triatlo Técnico Jovem 2006, a realizar em 11/02/2006 no Palácio de Exposições e Desportos de Braga.
11/02/2006, Campeonato Regional de Lançamentos, Diogo Fernandes (Juvenil), foi Campeão Regional no Peso e Vice – Campeão no Martelo, Júlio Silva também no Martelo ocupou o 3º lugar no pódio.
18 e 19/02/2006, Torneio Regional Jovem de Lançamentos para atletas Infantis e Iniciados, realizado no estádio da Maia e do INATEL, o CSG foi Campeão Regional nos Masculinos e Vice Campeão nos Femininos.

Foram Campeões Regionais Alexandre Almeida no Peso e Arremesso de Bola, Pedro Martins no Martelo e João Costa no Disco; Vanessa Pedrosa foi Campeã no Disco e no Martelo, Vanessa Barbosa no Peso; foram ainda Vice Campeões João Costa no Martelo, Vanessa Pedrosa no Peso e Vanessa Barbosa no Dardo; Pedro Martins ao ser 3º no Peso finalizou as 11 medalhas conquistadas.
25/02/2006, Km Jovem e Salto em Altura Regional, Alexandre Almeida (Infantil) foi Campeão no Salto em Altura, Vanessa Barbosa (Iniciada) foi Vice – Campeã.

04/03/2006, Campeonatos Nacionais de Marcha Atlética em estrada, realizados em Viana do Castelo, Cláudia Conceição foi Vice Campeã Nacional, voltou a bater o já seu recorde Regional ao conseguir a marca de 0:26:26.

18/03/2006, realizou-se o 7º Grande Prémio de Marcha de Vale da Figueira e Campeonato Nacional de Marcha do INATEL, perto de Santarém, Vanessa Barbosa (Iniciada), Fátima Faria (Veterana) venceram nos seus escalões.

Cláudia Conceição (Juvenil) venceu nos 10.000 metros Marcha, e conseguiu mínimos para os Campeonatos Nacionais de Juniores, ao obter a marca de 0:55:26.

01/04/2006, Cláudia Conceição venceu a Légua de Marcha de Promoção, integrada no 15º Grande Prémio Internacional de Rio Maior em Marcha Atlética e 4º World Challenge de Marcha da IAAF.

27/05/2006, Campeonato Regional de Infantis, realizado na pista da Póvoa do Varzim, o CSG foi Vice - Campeão

03/06/2006, o CSG foi Vice - Campeão, desta vez da Zona Norte, no Campeonato Jovem do Norte, realizado também na pista da Póvoa do Varzim, foram colectivamente Vice – Campeões, os Atletas Alexandre Almeida, Nuno Campos, Ruben Silva e Marcelo Oliveira.
Alexandre Almeida (infantil) foi Campeão no Salto em Altura e Lançamento do Peso; Vanessa Pedrosa (iniciada) foi também Campeã no Lançamento do Disco e do Peso.

11/06/2006, Campeonato Regional de Juvenis realizado na pista do Estádio Municipal da Maia, Cláudia Conceição sagrou-se Campeã e Recordista Regional dos 5000 metros Marcha desta vez em Pista ao ar livre, com a marca de 0:26:20.

17/06/2006, Campeonato Nacional de Juvenis, realizado na pista do Luso, Cláudia Conceição foi Vice – Campeã Nacional e bateu novamente o seu recorde Regional com a fabulosa marca de 0:25:28, obtendo assim acesso ao Percurso de Atleta de Alta Competição.

25/06/2006, Campeonato Juniores do Norte, realizado na pista Gémeos Castro em Guimarães, Cláudia Conceição venceu os 5.000 m marcha, foi Campeã do Norte com a marca de 0:26:04,32.

28/06/2006, A Delegação Distrital do Porto do Instituto do Desporto de Portugal realizou a Gala "Jovens no Desporto - Um pódio para Todos". Numa cerimónia que teve lugar na Biblioteca Almeida Garrett, nos jardins do Palácio de Cristal, que visou reconhecer o trabalho desenvolvido em 2005 por clubes e treinadores na formação de jovens atletas nos vários distritos do país, neste caso no Porto, nas mais variadas modalidades desportivas. Na qualidade de Treinador, Domingos Fernandes foi um dos homenageados, recebeu o respectivo Troféu e Diploma das mãos da nossa ilustre campeã Rosa Mota e viu o seu mérito reconhecido face ao trabalho desenvolvido em prol dos mais jovens, com o seguinte texto:

DOMINGOS FERNANDES – ATLETISMO

Responsável pela iniciação e formação de atletas, nos sectores da Velocidade, Barreiras, Saltos e da Marcha.

Os seus ensinamentos muito contribuíram para a obtenção de recordes regionais, de títulos individuais e colectivos conseguidos pelo Clube Spiridon de Gaia.

08/07/2006, Campeonato Nacional de Juniores, realizado na pista Gémeos Castro em Guimarães, Cláudia Conceição alcançou o 3º lugar do pódio nos 10.000 m marcha com a marca de 0:53:29,92.

06/01/2007, Cláudia Conceição foi Vice Campeã Distrital nos 3.000m em Pista Coberta (Espinho) bateu o recorde Regional com a marca de 14.44.77.

13/01/2007, Realizado na Vila Alentejana de Grândola, o Campeonato Regional de Marcha em Estrada da Associação de Atletismo de Santarém foi integrado, uma vez mais, no Grande Prémio local.
Cláudia Conceição, ao fazer 51,41 nos 10Km conseguiu alcançar os mínimos de participação (52.00) para a Taça da Europa de Marcha (Juniores) a ter lugar em Leamington (Grã-Bretanha).

20/01/2007, Campeonato do Norte de Pista Coberta, competição destinada aos clubes das Associações Regionais de Braga, Bragança, Porto, Viana do Castelo e Vila Real; Cláudia Conceição foi Vice Campeã do Norte nos 3Km Marcha.

03/02/2007, Campeonatos Nacionais de Sub-23 em pista coberta, realizados na Nave de Espinho, Cláudia Conceição foi Vice Campeã Nacional nos 3000 metros Marcha, melhorou o seu recorde Regional ao fazer a marca de 14.37,64.

04/02/2007, Torneio Regional Jovem de Lançamentos, realizados na Maia/INATEL, o CSG foi Vice Campeão nos Masculinos e 3º nos Femininos, Alexandre Almeida por duas vezes Campeão esteve em Destaque ao vencer o Peso e o Dardo; Vanessa Pedrosa Tetra Campeã venceu o Peso, Martelo e Disco com recorde regional 22.57m.

04/02/2007, Campeonato Distrital de Marcha em Estrada, realizado na Vila de Cucujães, Cláudia Conceição foi Campeã Distrital nos 5Km; Fátima Faria foi 2ª nos 5Km Veteranos – Femininos; Rafaela Santos foi 4ª nos 3Km (Infantis).

03/03/2007, Campeonato Nacional de Marcha em Estrada, realizado em Ferreira do Alentejo, Ana Cláudia Conceição foi Vice Campeã Nacional nos 10km juniores; em Iniciados Ruben Silva foi 6º nos 4km; no escalão de Veteranas Fátima Faria foi 3ª nos 5km.

25/04/2007, Na Taça da Federação Portuguesa de Atletismo que decorreu em Rio Maior, Cláudia Conceição ficou a 25 segundos da vencedora, com a marca de 50.13,62 conquistou a qualificação para os Campeonatos da Europa de Juniores, a realizar em Hengelo (Holanda).

20/05/2007, Na cidade de Royal Leamington Spa (Inglaterra), realizou-se 7ª edição da Taça da Europa de Marcha Atlética; na prova de 10 Kms para juniores femininos participaram 39 atletas, Cláudia Conceição 15º posto, foi a melhor portuguesa e confirmou os mínimos para Hengelo, colocou o recorde regional da AAP nas 0.48.56 horas.

03/06/2007, CSG venceu o Campeonato Regional de Infantis em Masc. conquistaram 14 medalhas.
Individualmente destaque para os Campeões Regionais Daniel Reis no Salto em Altura, nos 60 m e no Comprimento; Miguel Almeida no peso e no dardo (melhor marca regional com 25.50m).

Em Infantis Femininos o Clube Spiridon de Gaia foi terceiro classificado; Renata Ribeiro, Rafaela Santos, Elisabete Pinho e Susana Sousa venceram os 4x60m.

09/06/2007, Campeonato Jovem do Norte realizado na pista do Estádio Municipal da Póvoa do Varzim, o CSG foi Vice Campeão Jovem do Norte em masculinos, Daniel Reis foi Campeão do Norte no Salto em Altura e Vice no Salto em Comprimento, foram também Vice Campeões Rafaela Santos, Óscar Vilaça e Vanessa Pedrosa

07/07/2007, Ana Cláudia Conceição, no Campeonato Nacional de Juniores, realizado na Pista do Fontelo em Viseu, sagrou-se Campeã Nacional Júnior dos 10.000 metros Marcha, com a excelente marca de 49.19.37.

19/07/2007, Campeonatos Europeus de Juniores que decorreram em Hengelo, Holanda, Ana Cláudia Conceição não partindo nas suas totais capacidades para os 10 km de marcha, terminou na 15ª posição com a marca de 51.43.77.

29/12/2007, Triatlo Técnico Jovem Regional, realizado na Maia, o CSG participou com 12 Atletas todos eles tiveram boas prestações, ficaram classificados nos dez primeiros lugares, destaque para Daniel Reis (Infantil) e Alexandre Almeida (Iniciado) que foram Campeões vencendo todas as provas (60m barreiras, Peso e Comprimento).

19/01/2008, No Parque de Exposições de Braga, realizou-se o Triatlo Técnico Jovem do Norte, o CSG foi 3º Classificado; individualmente Daniel Reis foi (Infantil) Campeão do Norte com 1331 pontos (recorde regional), Alexandre Almeida (Iniciado) foi Vice Campeão do Norte com 1436 pontos.

26/01/2008, Realiza-se o Torneio Regional Jovem de Lançamentos, no Estádio da Maia; O CSG sagra-se Campeão Regional nos Masculinos e 3º nos Femininos. Individualmente nos Infantis Daniel Reis foi Campeão Regional no Peso e Vice no Dardo; Miguel Almeida Campeão no Dardo e Vice no Peso. Nos Iniciados Alexandre Almeida foi Campeão no Peso e no Dardo, Vice no Martelo, Ruben Silva foi 3º no Martelo.

02/02/2008, A AAP convoca Daniel Reis e Alexandre Almeida, assim como o Técnico Domingos Fernandes, para sua representação no X Triatlo Técnico Nacional em Pista Coberta, a realizar em Alpiarça. Daniel Reis (Infantil) foi Vice Campeão Nacional com 1332 pontos; Alexandre Almeida (Iniciado) foi 9º com 1532 pontos.

03/02/2008, O CSG organiza o Campeonato Regional de Marcha Atlética / V GP de Avintes, Ruben Silva foi Vice Campeão Regional nos 4.000m, Renata Ribeiro foi 3ª nos 2.000m.

10/02/2008, O CSG vence em Masculinos o Salto em Altura do Norte, realizado em Braga; Alexandre Almeida (Iniciado) foi Vice Campeão do Norte, Daniel Reis (Infantil) subiu ao 3º lugar.

16 e 17/02/2008, Torneio Regional de Lançamentos, realizado na Maia; Vanessa Pedrosa foi Campeã no Martelo e no Peso; Cláudio Gonçalves foi Campeão no Martelo, também no Martelo Vanessa Ferreira e Joana Fortuna completaram o pódio.

01/03/2008, Campeonato Nacional de Marcha Atlética realizado na Mealhada, Fátima Faria nas Veteranas subiu ao 3º lugar.

05 e 6/04/2008, Torneio Atleta Completo Regional na Maia; Daniel Reis (Infantil) Campeão Regional soma 2194 pontos e bate o recorde regional; Alexandre Almeida (Iniciado) Vice Campeão Regional soma 3210 pontos.

20 e 21/04/2008, A AAP convoca Daniel Reis (Infantil) e Alexandre Almeida (Iniciado) para sua representação no Torneio Atleta Completo de Norte, a realizar em Guimarães na Pista Gémeos Castro; Daniel Reis foi Vice Campeão do Norte com 2063 pontos; Alexandre Almeida subiu ao 3º lugar com 3128 pontos. Colectivamente a AAP venceu com 35.820 pontos.

26 e 27/04/2008, Campeonato Regional de Iniciados, realizado no Estádio da Maia, foram Campeões Alexandre Almeida no Lançamento do Dardo e do Peso, Daniela Silva no Lançamento do Martelo; Vice Campeões foram Alexandre Almeida no Salto em Altura, Daniel Reis no Salto em Comprimento, Ruben Silva no Lançamento do Martelo, no Disco Joana Silva foi terceira.

01/05/2008, Dia Nacional do Martelo no Estádio do INATEL, Miguel Almeida foi 2º, Alexandre Almeida e Daniela Silva foram colocaram-se no 3º lugar.

03 e 4/05/2008, A AAP convoca Daniel Reis, para sua representação no XXII Torneio Atleta Completo – Nacional a realizar em Lisboa na Pista do Estádio Universitário; Daniel foi 5º somou 2322 pontos e bateu o recorde regional.

10 e 11/05/2008, Torneio Regional Olímpico Jovem 2008 na Maia, Alexandre Almeida foi Campeão Regional no Peso, Dardo e Salto em Altura; Vanessa Pedrosa foi Campeã no Martelo e no Peso; Ruben Silva Campeão nos 4.000m Marcha; Vice Campeões foram Vanessa Ferreira e Cláudio Gonçalves no Martelo; subiram ao 3º posto Joana Fortuna no Martelo, Joana Silva nos 80m e Óscar Vilaça no Salto em Altura.

17 e 18/05/2008, A AAP convoca Alexandre Almeida, Ruben Lopes e Vanessa Pedrosa para sua representação no XXVI Torneio Olímpico Jovem – Final Nacional, a realizar em Leiria na Pista Dr. Magalhães Pessoa.

31/05/2008, Campeonato Regional de Juniores, realizado na Povoa do Varzim; Joana Fortuna foi 3º classificada.

07 e 8/06/2008, O CSG foi Vice Campeão Regional nos Infantis Masculinos e Juvenis Femininos, nos respectivos campeonatos realizados no Estádio Municipal da Povoa do Varzim; foram Campeões Regionais Infantis Daniel Reis nos 60metros barreiras, Salto em Altura e 150metros; Miguel Almeida no Peso e no Dardo; nos Juvenis Inês Reis no Dardo, Vanessa Pedrosa no Martelo e Óscar Vilaça no Salto em Altura; foram ainda Vice Campeões Regionais Joana Fortuna nos 5.000m Marcha, Vanessa Ferreira no Martelo e Vanessa Pedrosa no Peso; no 3º lugar ficaram Renata Ribeiro nos 3.000m Marcha, Miguel Almeida e Mariana Ferreira no Salto em Altura, Alexandre Almeida no Dardo e Joana Fortuna no Martelo.

14/06/2008, Estádio Municipal Arcos de Valdevez, o CSG sagrou-se Vice Campeão JOVEM DO NORTE em masculinos, subiram ao pódio nos Infantis, Daniel Reis 2º no Salto em Altura e 3º nos 60metros, Miguel Almeida 2º no Peso; nos Iniciados Alexandre Almeida 2º no Peso e 3º no Salto em Altura. Nos femininos foi 10º classificado.

12 e 13/07/2008, o CSG alcança o 3º lugar no Campeonato Regional Absoluto (Norte), nos femininos; individualmente Vanessa Pedrosa é Vice Campeã no Martelo; subiram ao 3º lugar Vanessa Ferreira no Martelo, Vanessa Pedrosa no Peso, Inês Reis no Dardo e Fátima Faria nos 10.000m Marcha.

28/11/2008, Realizou-se na Escola Básica e Secundária Rodrigues de Freitas a cerimónia de entrega de prémios do Troféu Saltador e Lançador Completo, o CSG venceu colectivamente, individualmente Daniel Reis venceu os dois Troféus, Vanessa Pedrosa venceu o Lançador; também nos lançamentos Miguel e Alexandre Almeida foram segundos nos Infantis e Iniciados respectivamente.

27/12/2008, Realizou-se na Pista da Maia o Triatlo Técnico Jovem Regional, Óscar Vilaça nos Juvenis foi Campeão Regional com 1503 pontos, Alexandre Almeida foi terceiro com 1480 pontos; nos Infantis Daniel Reis foi Vice Campeão com 1351 pontos.

03/01/2009, Salto em Altura da Zona Norte em Pista Coberta realizado em Braga no Parque de Exposições; Daniel Reis (Infantil – bateu o recorde regional com 1,70) e Óscar Vilaça (Juvenil) foram Campeões do Norte; Mariana Ferreira (Infantil) foi Vice Campeã.

17/01/2009, Triatlo Técnico do Norte realizado no Parque de Exposições em Braga, nos Juvenis Alexandre Almeida foi Vice Campeão do Norte com 1721 pontos, Óscar Vilaça 4º com 1658 pontos, 4º foi também Daniel Reis (Infantil) com 1426 pontos.

Realizou-se também o Campeonato do Norte de Pista Coberta, Eduardo Cardoso foi Vice Campeão nos 5.000metros Marcha, Fátima Faria colocou-se no 3º posto nos 3.000metros Marcha.

24/01/2009, Torneio Jovem de Lançamentos realizado na Maia, o CSG alcança o 2º nos Masculinos 6º nos Femininos; Daniel Reis Campeão no Dardo com recorde regional (39,10m) foi ainda Vice no Martelo e 3º no Peso; Miguel Almeida foi 3º no Dardo.

07/02/2009, A AAP convoca Daniel Reis para sua representação no XI Triatlo Técnico Nacional em Pista Coberta, a realizar em Alpiarça; somou 1546 pontos que o colocaram em nono lugar.

08/02/2009, Campeonato Distrital de Marcha Atlética, realizado em Lourosa; foram Campeões Regionais Álvaro Pereira (Benjamim), Eduardo Cardoso (Juvenil) e Manuel Santos (Júnior); Vice Campeões foram Mariana Ferreira (Infantil) e Joana Fortuna (Júnior), subiram ao 3º lugar Sara Mendonça (Infantil) e Elisabete Pinho (Iniciada).

14 e 15/02/2009, Torneio Regional Jovem de Lançamentos realizado na Maia e INATEL; foram Campeões Vanessa Ferreira no Martelo e no Peso; Inês Reis e Alexandre Almeida no Dardo; Vanessa Pedrosa no Martelo; Vice Campeões foram Alexandre Almeida no Disco e no Peso, Cláudio Gonçalves no Martelo, Vanessa Pedrosa no Peso; subiram ao 3º lugar Óscar Vilaça e Cláudio Gonçalves no Dardo e Vanessa Pedrosa no Disco.

21/02/2009, A FPA em colaboração com a AAP e o CSG apoiada pela CM VN Gaia/GaiaNima EM e a JF de Canidelo organizam o Campeonato Nacional de Marcha Atlética realizado em VN Gaia, Fátima Faria (Veterana) foi Vice Campeã Nacional nos 5.000m, Manuel Santos (Júnior) subiu ao 3º lugar nos 20.000m.

28 e 29/03/2009, Torneio Atleta Completo Regional realizado na Maia, Daniel Reis foi Vice Campeão Regional somando 2823 pontos.

09/04/2009, A FPA convida Alexandre Almeida, Daniel Reis, Inês Reis e Vanessa Pedrosa, e o Técnico Domingos Fernandes para uma Jornada de Aperfeiçoamento Técnico a realizar em Vila nova de Cerveira.

18 e 19/04/2009, A AAP convoca Daniel Reis para sua representação no Torneio Atleta Completo de Norte, a realizar no Estádio 1º de Maio em Braga; Daniel foi Vice Campeão do Norte com os mesmos pontos do Campeão (3060pontos).

02 e 3/05/2009, Torneio Regional Olímpico Jovem na Maia; foram Campeões Daniel Reis no Salto em Altura, Eduardo Cardoso nos 5.000m Marcha, Inês Reis e Alexandre Almeida no Dardo; foram Vice Campeões Alexandre Almeida (Disco) e Daniel Reis (100m Barr); foram 3ºs Daniel Reis e Sofia Fontes (Comprimento) Joana Silva (Altura) Alexandre Almeida (Peso) e Vanessa Pedrosa (Disco).

09/05/2009, Salto em Altura, km Jovem e 10.000m Regional realizado na Maia; no Salto em Altura foram Campeões Daniel Reis e Óscar Vilaça; no Disco Alexandre Almeida; nos 10.000m Joana Fortuna; subiram ao 3º lugar Mariana Ferreira e Sérgio Teixeira na Altura e 1.000m respectivamente.

16 e 17/05/2009, A AAP convoca Daniel e Inês Reis, Alexandre Almeida e Eduardo Cardoso para sua representação no XXVII Torneio Olímpico Jovem 2009 – Final Nacional a realizar no Estádio Municipal de Albufeira; Eduardo Cardoso nos 5.000m Marcha subiu ao 3º lugar, Daniel Reis foi 7º no Salto em Altura, no Dardo Alexandre Almeida e Inês Reis foram 9º e 10º respectivamente.

23 e 24/05/2009, Campeonato Regional de Infantis e Juvenis no Estádio da Maia; Campeões Luís Pina (Infantil) no Peso, Daniel Reis (Iniciado) no Dardo, Vanessa Pedrosa (Juvenil) no Martelo e Eduardo Cardoso nos 5.000m Marcha; Vice Campeões Inês Reis e Alexandre Almeida (Juvenis) no Dardo, Sérgio Teixeira (Iniciado) nos 300m e Óscar Vilaça (Juvenil) no Salto em Altura; ocuparam o 3º lugar Alexandre Almeida no Disco, Joana Silva na Altura, Óscar Vilaça no Comprimento e Vanessa Pedrosa no Peso.

30 e 31/05/2009, Campeonato Regional de Iniciados no Estádio da Maia; foram Campeões Daniel Reis no Dardo e Altura, Sérgio Teixeira nos 250m barr. Vice Campeões foram Miguel Almeida no Dardo; Elisabete Pinho nos 4.000m Marcha; Ana Fontes no Peso; foram 3ºs Daniel Reis 100m barr. Miguel Almeida no Martelo e Sérgio Teixeira nos 250m.

09/06/2009, Campeonato do Norte de Sub-23 realizado na Povoa do Varzim, Joana Fortuna foi Vice Campeã nos 10.000m Marcha.

13/06/2009, Campeonato Jovem do Norte realizado na Povoa do Varzim; Daniel Reis foi Campeão no Salto em Altura, Luís Pina e Daniel Reis foram Vice Campeões no Peso e Dardo.

20 e 21/06/2009, Campeonato Juniores do Norte realizado em Guimarães; Eduardo Cardoso e Vanessa Pedrosa foram Campeões nos 10.000m Marcha e Martelo, Óscar Vilaça no Salto em Altura, Joana Fortuna e Manuel Santos nos 10.000m Marcha foram Vice Campeões, Vanessa Pedrosa no Peso chegou ao 3º lugar.

11/07/2009, Campeonato Nacional de Juniores realizado no Estádio Universitário de Lisboa, Óscar Vilaça foi Vice Campeão no Salto em Altura.

18 e 19/07/2009 – Campeonato Regional Absoluto realizado na Maia; Vanessa Pedrosa foi Campeã no Martelo, Vice Campeã Joana Fortuna nos 400m barr. e 5.000m Marcha e Eduardo Cardoso nos 10.000m Marcha, subiu ao 3º lugar Óscar Vilaça no Salto em Altura.